Primeiro tive de "matar o bicho", que é como quem diz, tratar-lhe da saúde. Para isso utilizei duas latas de xilofene, que apliquei tanto no corpo do móvel como nos gavetões, com trincha em toda a superfície interior e exterior, e com seringa nos buracos dos ditos. A aplicação foi feita 3 vezes e até à data não voltaram a dar sinal (este projecto foi levada a cabo há uns bons 3 anos).
Depois de seco e arejado por uns dias, dado que o xilofene como um típico químico tem um odor forte, passei à fase "tapa buracos" como se pode ver pelas fotos seguintes. Aqui apliquei betume para madeira, que depois de bem seco foi alisado com lixas de 2 grãos diferentes. As fechaduras também foram removidas e o seu local tapado com o mesmo betume.
A seguir apliquei um primário simples que deixa a madeira respirar, e passei à fase de pintura. Utilizei tintas "Les Decoratives", da gama Asia, nos tons vermelho e preto.
O vermelho foi utilizado na parte frontal dos gavetões, e o preto no corpo do móvel, bem como nos logos utilizados nas gavetas.
Para tornar este móvel mais típico, apliquei puxadores novos em tom dourado e ao estilo oriental.
Os gavetões foram pintados no exterior com uma tinta aquosa em preto, apenas para disfarçar toda a aplicação de betume, e por dentro foi completamente forrado com papel decorativo a imitar bambu e corda entrelaçada.
O resultado final ficou bastante bom, e actualmente é um móvel utilizado no dia a dia, sem se notar tanto a idade que tem como o estrago a que tinha sido sujeito antes de eu lhe "pôr as mãos em cima" :D
Sem comentários:
Enviar um comentário